Os benefícios e curiosidades da cebola

        Desde a oscilação dos preços altos e baixos, a cebola sempre foi indispensável na alimentação humana. Seu nome popular é uma planta cientificamente chamada Allium Cepa. É um vegetal muito popular na Grécia, Roma e Egito. Foi introduzido na Pérsia, na África e na Europa até ser trazido para os Estados Unidos por imigrantes. A cebola é muito utilizada na fabricação de condimentos, pois proporciona um sabor especial e único no cozimento, principalmente o brasileiro. 
        A cebola é ovalada em várias camadas e, quando cortada, libera ácido sulfuroso que irrita as pontas dos olhos, causando queimaduras. Algumas pessoas não acreditam que a cebola seja considerada um dos alimentos mais funcionais - alimentos que podem prevenir doenças - que reviram o nariz e o fígado, além de fortalecer o sistema imunológico do corpo.
        A cebola tem efeito anticancerígeno, graças a uma substância chamada Alicina, que está presente nesses alimentos, mas apenas quando amassada e ingerida. As cebolas também contêm muitas vitaminas do complexo "B", que são muito importantes para combater o estresse e a depressão. Devido ao seu alto teor de quercetina (um flavonóide importante), é benéfico para a circulação sanguínea. Além disso, seu conteúdo de silício ajuda a prevenir a trombose e o envelhecimento das veias e artérias. Também ajuda a reduzir o colesterol no sangue e aumenta a capacidade do corpo de dissolver coágulos sanguíneos internos, prevenindo assim a trombose coronária. Outra propriedade que a cebola apresenta é a antianemia, afinal ela nos fornece fósforo, ferro e vitamina E. Desta forma, pode ajudar o corpo a repor o sangue e promover a regeneração dos glóbulos vermelhos. Existem muitas variedades, mas são divididas em duas categorias:

- cebola da primavera ou cebolinha, de sabor suave, com folhas verdes e bulbos comestíveis;

- cebolas redondas - apresentam sabor mais forte e pele externa seca que se desprende.
        As cebolas redondas devem ser firmes e a pele deve estar crocante e seca. Nunca compre uma ponta quando ela estiver macia, mofada ou com botões verdes no topo, porque indicam que perderam o brilho. O cheiro deve ser suave, pois se for forte indica que o cheiro está ruim. Conservar em local fresco e seco, evitando luz direta, caso contrário produzirá sabor amargo. Eles devem ser mantidos longe de gases que emitem umidade e gases que podem fazer com que as cebolas se deteriorem mais rapidamente. A cebola roxa tem um sabor suave e pode ser considerada um pouco doce, sendo geralmente utilizada em saladas e lanches. Amarelo e branco têm sabores fortes e podem ser usados ​​na culinária, pois se tornam suaves e doces quando aquecidos. Além de conferir aos outros alimentos um sabor agradável.
        As cebolas são usadas para uma variedade de finalidades. Elas podem ser fatiadas em fatias finas e também podem ser usadas como ingredientes para saladas e sanduíches; cozidas em guisados, omeletes e sopas; grelhadas ou grelhadas com creme, podem ser usadas como acompanhamentos. As cebolas verdes podem ser consumidas com vegetais crus e molhos, cortadas em saladas ou cozidas no vapor. A sopa de cebola é uma boa sugestão para uma refeição ligeira. Para reduzir calorias, use caldo desnatado e uma pequena quantidade de queijo light. Os benefícios deste vegetal são: combater o câncer, controlar o peso, prevenir a queda de cabelo, combater fortemente a gripe, controlar a hipertensão, etc. Recomenda-se consumir 50 gramas de cebola fresca (crua) todos os dias.

Comentários

Postagens mais visitadas